Clubes da Série A se unem e Sport pode ser obrigado a se desfazer de reforços gringos

O Sport tem sido um dos clubes brasileiros que mais investem em contratações de estrangeiros e possui um elenco enxarcado de peças que chegaram de outros países. O elenco atual do Leão conta com oito atletas de origem gringa, dentre eles, os portugueses João Silva, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência, os argentinos Leonel Di Plácido, Rodrigo Atencio e Titi Ortíz, o colombiano Christian Rivera e o uruguaio Fabricio Domínguez. 

Na última terça-feira (11), o Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) debateu sobre algumas alterações para as edições futuras do Campeonato Brasileiro. Entre as ideias discutidas na reunião estava a redução do número de estrangeiros por jogo, de nove para seis. 

Além disso, o Conselho ainda analisou a possibilidade de diminuir a quantidade de clubes rebaixados de quatro para três, tomando como exemplo as principais ligas do futebol europeu. As sugestões apresentadas no encontro só podem ser implementadas a partir da edição de 2027 da competição nacional. 

Treinador Pepa insiste em contratações de estrangeiros para o Sport 

Pepa, treinador do Sport desde setembro do ano passado, tem em suas mãos oito atletas estrangeiros, somando três portugueses. O comandante lusitano foi ativo na participação das contratações do zagueiro João Silva, do volante Sérgio Oliveira e o atacante Gonçalo Paciência. 

Além disso, o plantel rubro-negro também conta com três argentinos, que tem demonstrado garra e comprometimento com a camisa rubro-negra. No clube pernambucano desde a temporada passada, o lateral-direito Leonel Di Plácido e o meia Titi Ortíz conquistaram a confiança de Pepa. Rodrigo Atencio, contratado recentemente, segue como desfalque por lesão, mas já balançou as redes três vezes, em seis jogos disputados. 

Por fim, mais dois gringos completam o hall de estrangeiros do Sport. Trata-se do uruguaio Fabricio Domínguez, remanescente do grupo do acesso rumo à Série A, em 2024, e o colombiano Christian Rivera, que tem apenas cinco jogos no histórico pelo clube de Recife.